Roteiro Garden Route + Addo com HotSpots2C, África do Sul

Procurando um roteiro de cindo dias pela Garden Route na África do Sul? Descubra aqui por que fazer um passeio com a HotSpots2C pode ser uma ótima opção.

A Rota do Jardim é um trecho de 300 km da costa sudeste da África do Sul, que se estende da Baía de Mossel, no Cabo Ocidental, até o Rio Storms, no Cabo Oriental.

Com lagos de água doce, montanhas impressionantes, florestas indígenas, praias de areias douradas e flores silvestres de cores vívidas, a Garden Route é uma das áreas mais bonitas da África do Sul e um popular destino de férias para turistas locais e internacionais.

Durante minha viagem de 5 dias pela Garden Route + Addo com a HotSpots2C eu saltei de bungee jump da ponte mais alta do mundo, fiz tirolesa sobre cachoeiras e trilha na exuberante Floresta Tsitsikama, alimentei e interagi com elefantes. Fiquei impressionado com a beleza de Cango Caves e ainda fiz um safári na Parque Addo Elephant.

Um homem saltando entre dois elefantes no Buffelsdrift Game Lodge, Outdshoorn, África do Sul
Está pronto (a) para mais uma viagem inesquecível pela Garden Route?

Por que Escolher a HotSpot2C & Como Reservar seu Passeio

Há várias razões pela quais eu escolhi fazer o passeio com a HotSpots2C: estava sozinho, o passeio era para um grupo pequeno (apenas 6 pessoas), eu não tinha que me preocupar com o roteiro de 5 dias pela Garden Route, onde eu iria dormir, comer e escolher quais lugares eu deveria visitar.

Além de tudo, não tinha que me preocupar em me perder e dirigir do “lado errado”, já que sul-africanos dirigem no lado esquerdo da estrada.

Para completar, nós tivemos um guia maravilhoso, que explicava a viagem passo a passo e nos levava a restaurantes agradáveis. Ele ainda ​​era muito simpático e cortês.

Se você é um viajante solitário ou viaja em casal, se está com o orçamento apertado, vai passar pocuo dias na África do Sul, quer fazer uma viagem inesquecível e livre de estresse pela Rota Jardim, este passeio é perfeito para você.

Roteiro Garden Route + Addo com HotSpots2C, África do Sul 1
Basta clicar neste banner e selecionar os dias que você deseja reservar sua viagem à Garden Route

Roteiro Garden Route 5 Dias (+Addo)

Dia 1 – Cape Town Para Sedgefield: Desvendando a Grandiosa Paisagem Sul-africana

Minha viagem de 5 dias pela Garden Route + Addo começou bem cedo, às 6h45min.

Nós deixamos Cape Town sob a chuva típica do começo de setembro, enquanto Gerard, nosso guia sul-africano, explicava nosso roteiro, as atividades do dia e contava alguns fatos curiosos sobre as áreas circunvizinhas.

Após 45min, o tempo mudou completamente. As nuvens clarearam para desvendar a mais bela paisagem que eu já vi na África do Sul.

Fazendas verdejantes cercadas por montanhas colossais pelas quais o Cabo Ocidental é conhecido.

Alguns dos campos estavam cobertos com flores amarelas de canola, o contraste entre eles e o céu azul-claro compôs um cenário perfeito, até pensei que estava sonhando acordado.

A paisagem era tão deslumbrante que eu não pude resistir e pedi a Gerard para parar o carro.

Nós nem chegamos à Rota Jardim e eu já estava apaixonado por esta viagem!

Campos em Overberg cobertos de flores de canola, África do Sul
Os campos de Overberg ficam cobertos de flores de canola somente de Julho a Setembro.

Depois de uma rápida parada para o café em Riviersonderend, nós continuamos em direção a Mossel Bay. Lá paramos para almoçar em um restaurante de praia super agradável.

Após o almoço, seguimos nosso caminho para Wilderness, uma cidade costeira no sopé das Montanhas Outeniqua, para nossa primeira aventura.

Pessoas andando de caiaque em desfiladeiro em Wilderness, África do Sul
O lugar que fizemos o passeio de caique tinha uma paisagem super bonita.

Depois de cerca de 40min de um agradável passeio ​​de caiaque, com direito à passagem por uma cachoeira, nós continuamos nossa viagem passando por montanhas, lagos, seguimos o belo litoral e chegamos a Sedgefield antes do pôr do sol.

Esta encantadora vila costeira, localizada entre George e Knysna, está localizada entre lagos, dunas de areia cobertas de fynbos, plantações de pinheiros, o estuário de Swartvlei e o Oceano Índico.

Nossa primeira noite de hospedagem foi ao lado de Myoli, uma praia de areia dourada emoldurada por falésias enormes, que estava completamente vazia quando chegamos.

A sensação de paz e o pôr do sol deram um toque perfeito ao fim desse primeiro dia do nosso roteiro pela Garden Route.

Myoli Beach, na cidade costeira de Sedgfield, África do sul
Essa praia deve ser ainda mais bonita no verão.

Leia a seguir:

Dia 2 – Sedgefield para Tsitsikama & Jeffrey’s Bay: The Adrenaline Day

Às 8h30min saímos de Sedgefield e seguimos pela bela Plettenberg Bay, passando por pinheiros e florestas indígenas. Nós vimos alguns macacos, um antílope e muitas flores selvagens vibrantes para o deleite dos meus olhos.

Plettenberg Bay, África do Sul
A parada rápida para admirar a vista.

Após 2h, chegamos ao nosso destino, um dos lugares mais famosos da Rota dos Jardins: Bloukrans Bridge.

A ponte, com vista para o Vale da Natureza e com uma altura de 216m acima do Rio Bloukrans, é conhecida mundialmente por ser a mais alta ponte de bungee jump do mundo.

Eu nunca tinha saltado de bungee jump antes na minha vida e não estava planejando começar naquele momento. De fato, quanto mais eu pensava, mais aterrorizado eu ficava.

Ali estava uma oportunidade de ouro que eu provavelmente nunca conseguiria novamente, saltar da ponte de bungee jump mais alta do mundo… Eu não podia acreditar que estava realmente começando a me convencer de que não poderia perder a oportunidade…

Seria a coisa mais assustadora que faria. Mas, depois de muita hesitação e quase uma desistência, eu terminei saltando.

Cair em queda livre é uma sensação indescritível! Depois do salto eu não pude conter a animação. Me senti como se tivesse ganho na loteria.

YouTube video

Saímos da Ponte Bloukrans e dirigimos mais 30 minutos para chegar ao Parque Nacional Tsitsikama.

Tsitsikama, uma área do Parque Nacional da Rota do Jardim, localizada entre as montanhas e o mar, é uma reserva costeira conhecida por sua floresta indígena e seu impressionante litoral.

Estacionamos o carro em frente ao Storms Rive Mouth, um dos mais bonitos da África do Sul.

Storms Rive Mouth é um dos lugares que não pode ficar de fora de um roteiro da Garden Route, África do Sul
Pessoalmente é ainda mais bonito.

Existem várias amenidades em Storms River Mouth, incluindo um restaurante de praia com uma vista muito agradável, chalés, loja, parque de campismo, centro de informações, etc. Há também três pontes suspensas e inúmeras opções de trilha.

Durante nossa hora livre, nós caminhamos entre a vegetação local exuberante, cruzamos as pontes e admiramos a paisagem estonteante.

Eu adorei o Storms River Mouth e realmente considero esse um dos lugares imperdíveis ao longo da Garden Route!

Uma ponte suspensa em Storms Rive Mouth, Parque Nacional Tsitsikama, África do Sul
Tsitsikama é um dos meus lugares favoritos da Rota dos Jardins, África do Sul

Depois do almoço nós fomos a Tsitsikama Falls Adventure, onde nós iríamos fazer tirolesa num cenário impressionante.

Por 40min, nós fomos em oito tirolesas, incluindo uma de 211m de comprimento, ziguezagueando sobre Rio Kruis, atravessando cachoeiras e deslizando por um desfiladeiro sensacional.

Foi extraordinário e eu me diverti muito!

Depois da tirolesa fomos para a cidade costeira de Jeffrey’s Bay.

Chegamos ao final do dia e, naquela noite, eu conheci outros viajantes, jogamos Beirute, ou beer pong. Nós nos divertimos muito jogando aquela bola de pingue-pongue sobre uma mesa, tentando colocá-la em um copo de cerveja!

Planejando visitar Joanesburgo? Então confira:

Dia 3 – J-Bay para Addo Elephant: Emoção, Felicidade e Frustração

Na manhã seguinte, acordei animadíssimo. Estávamos em Jeffrey’s Bay, o pico de surf mais famoso de toda a África do Sul, um lugar onde eu queria conhecer e surfar desde os meus 16 anos de idade.

Mas primeiro, nós tivemos que levantar às 4h da manhã para ir ao Addo Elephant Parko terceiro maior parque nacional da África do Sul, com uma área de 180.000 hectares, que abriga a mais densa população de elefantes selvagens do planeta.

Addo é também a primeira área de conservação dos “Big 7” do mundo, e abriga, além dos tradicionais Big 5 (rinoceronte, elefante, leopardo, búfalo e leão), o grande tubarão branco e a baleia franca austral.

Nós entramos em um veículo de safári 4×4, tipo um micro-ônibus, pouco antes do amanhecer, e dirigimos ao longo da principal área de observação do Addo. Não começamos bem. Nas duas primeiras horas, vimos apenas três hienas, alguns kudus e zebras. Foi muito decepcionante!

Porém, quando dirigimos nosso próprio veículo ao redor do parque durante mais quatro horas, vimos rebanhos de kudus, hartebeests (primeira vez que eu vi este animal), javalis africanos, elefantes, o besouro que não voa carregando uma bola de esterco, um búfalo, um caracal, e até mesmo um chacal.

Addo tem uma paisagem diversa, bonita, e você pode chegar bem perto dos animais. Nós dirigimos próximos de zebras e elefantes sem perturbá-los. De fato, mais de uma vez estivemos completamente cercados por elefantes de todos os tamanhos e idades.

Foi emocionante!

No final, deixamos o Addo Elephant Park muito felizes e satisfeitos pois tivemos a oportunidade de ver mais de perto a vida selvagem da África do Sul. Depois voltamos para Jeffrey’s Bay.

J-Bay está localizada na província de Eastern Cape, na África do Sul, a cerca de 75 km a sudoeste de Port Elizabeth. Eu mal podia esperar para surfar suas lendárias ondas.

Porém, não havia uma onda sequer naquele dia. O mar estava plano como uma piscina e eu tive que adiar meu sonho de surfar em J-Bay. Que frustrante!

Naquela noite, Gerard nos levou a um autêntico restaurante sul-africano, Awethu, onde a comida é preparada em fogões à lenha.

A comida estava muito boa e me senti melhor no fim desse dia peculiar.

sete pessoas sentadas à mesa no restaurante Awethu, Jeffreys Bay, África do Sul
Awethu Restaurant

Dia 4 – J-Bay para Oudtshoorn: Cara a cara com o maior pássaro do mundo

Quando acordei no dia seguinte, o mar ainda estava plano e o tempo nublado.

Eu tomei café da manhã no albergue com uma companheira muito especial: uma baleia que descansava calmamente no mar.

Nós viajamos por cerca de 4h até Oudtshoorn, uma cidade na região de Klein Karoo, no Cabo Ocidental da África do Sul, que ficou conhecida como “a capital de avestruz do mundo”.

Em Oudtshoorn, Gerard nos mostrou alguns “palácios de avestruz” do final de 1800 – início de 1900, época que 1Kg de penas equivalia a 1Kg de ouro. Penas de avestruz originais e de ótima qualidade poderiam chegar a 1.000 quilos; uma fortuna naquela época.

Existem várias atrações fascinantes a cerca de 30 minutos da cidade, incluindo Cango Caves, uma das primeiras cavernas do mundo onde se realizaram espetáculos musicais.

Mas antes de ir para as cavernas, visitamos uma fazenda de avestruzes para aprender mais sobre a maior ave do mundo.

Depois de uma breve história da indústria de avestruzes na África do Sul, fomos à fazenda para encontrar e interagir com esse animal engraçadíssimo.

Para ser honesto, eu não esperava muito da visita, mas no final foi realmente interessante e divertida.

Nós comemos carne de avestruz no restaurante da fazenda antes de ir para as Cavernas Cango.

A estrada que liga Oudtshoorn à Cavernas Cango é muito pitoresca e oferece vistas espetaculares da montanha.

Após 40min chegamos a Cango Caves e tivemos que escolher uma das duas opções para visitá-la: o Heritage ou o Adventure Tour.

O tour Heritage é um pouco mais fácil e o Adventure Tour leva 30 minutos a mais e você tem que passar por túneis, fendas estreitas, câmaras pequenas, etc. Todos os passeios são conduzidos por guias experientes e credenciados.

Optamos pelo Heritage Tour e mergulhamos fundo no subsolo para desvendar as magníficas câmaras de calcário das Cango Caves, como o Van Zyl’s Hall, um salão espaçoso com mais de 90m de comprimento, 50m de largura em seu ponto mais largo e entre 14 e 18m de altura.

As cavernas formaram-se há mais de 4500 milhões de anos e foram descobertas em 1780. Eu fiquei completamente maravilhado com esta obra-prima geológica e não me cansei de admirar as fantásticas formações rochosas.

Cango Caves, África do Sul
Essa caverna é espetacular!

Dia 5 – Oudtshoorn para Cape Town: Encontro e interação com elefantes

O último dia de nosso roteiro de cinco dias pela Garden Route começou com a vista ao Buffelsdrift Game Lodge, uma reserva de caça privada localizada na Cango Caves Road em Outdshoorn.

Nós fomos lá não só para ver, mas também para interagir com três animais especiais. Bulelo, Malaika e Jabari ficaram órfãos quando seus pais foram mortos no Parque Nacional Kruger. Provavelmente não estariam vivos se os tratadores de Buffelsdrift não os criassem com tanto amor e carinho.

Eu estava realmente ansioso para andar com elefantes pela primeira vez na minha vida.

Infelizmente o tempo não estava bom e a caminhada ao longo do lago não foi possível.

Mas nós encontramos, interagimos e alimentamos os adoráveis ​​e gentis gigantes. E melhor ainda, fui abraçado por eles. Um abraço de mais de 120.000 mil músculos.

Aprendi muito sobre a vida dos elefantes durante minha visita ao Buffelsdrift Game Lodge e meu amor por essas criaturas aumentou ainda mais.

Foi definitivamente um dos momentos mais especiais da minha viagem pela Rota do Jardim.

Péricles Rosa sendo abraçado pelas trombas de três elefantes no Buffelsdrift Game Lodge, Oudtshoorn, África do Sul
Os elefantes tem mais de 40.000 músculos na tromba.

De Outdshoorn até a Cidade do Cabo são cerca de 400 km. Deixamos a cidade via Meiringspoort, uma bela estrada que serpenteia através das camadas íngremes e areníticas das Cape Fold Mountains.

Nosso próximo destino foi Boplaas, um vinhedo familiar em operação desde 1880.

A sala de degustação, com barris de vinho de carvalho espalhados e garrafas de vinhos artesanais premiados, foi nossa parada.

Foi uma visita rápida, mas provamos alguns vinhos excelentes, incluindo um Porto de Cape Ruby, que terminei comprando uma garrafa.

Demorou cerca de cinco horas de Booplas até a Cidade do Cabo e, embora o tempo não estivesse bom, pudemos apreciar a cênica Rota 62, considerada a rota vinícola mais longa e um dos melhores destinos de viagem de carro do mundo de acordo com a CNN Travel.

Cheguei à Cidade do Cabo no começo da noite me sentindo tão feliz por ter tido a oportunidade de visitar uma das partes mais bonitas da África do Sul e também por ter feito coisas que nunca tinha feito antes.

Esta viagem de 5 dias na Garden Route + Addo criou memórias que durarão para sempre!

Considerações Finais do Passeio

Essa viagem com a HotSpots2C está disponível durante todo o ano com saídas da Cidade do Cabo às segundas e sábados.

Há também uma opção de apenas três dias.

Existem diferentes tipos de acomodação, a depender do seu orçamento: albergues, pousada e até mesmo safaris lodges na Reserva de Caça Buffelsdrift.

Eu fiquei apenas em albergues e foi super tranquilo.

Se você não quiser saltar da Ponte Bloukrans, o guia te levará para uma curta caminhada na floresta.

Adorei conhecer a Garden Route com a HotSpots2C e se você estiver viajando sozinho ou com mais uma pessoa, eu super recomendo fazer esse seu passeio com eles. Eles cuidarão de tudo e você terá mais tempo para aproveitar os lugares que visitará.

Boa viagem e divirta-se na África do Sul.

Assista o Vídeo: Principais Destaques da Rota Jardim + Addo

YouTube video

Não esqueça de salvar esses pins 😉

Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺