O segredo mais bem guardado das Filipinas: Nalusuan Island

Todos nós sabemos que quando viajamos não há nada melhor do que ter amigos no lugar onde estamos visitando: eles dão as melhores dicas, leva a ótimos restaurantes, e até mesmo revela  jóias escondidas que você não seria capaz de descobrir sozinho. Então, quando eu estava prestes a ir para as Filipinas pela primeira vez, eu entrei em contato com dois amigos Filipinos que conheci no Instagram. Eu fiquei hospedado em Cebu, onde um deles mora, e esse amigo me disse para deixar um dia livre que ele ia cuidar de tudo. Eu não sabia o que ele tinha planejado, mas ele iria revelar o segredo mais bem guardado das Filipinas e com certeza eu iria adorar.

Meu primeiro dia em Cebu fui nadar com tubarões-baleia em Oslob e visitei duas cachoeiras mágicas. O segundo dia eu visitei a famosa Kawasan Falls, e, finalmente, no terceiro dia deixei reservado para os planos do meu amigo. Ele me deu um endereço e me recomendou pegar um táxi, e me disse o preço do passeio: US$ 200 com tudo incluído (barco, a máscara de snorkel, nadadeiras, taxa de entrada e alimentação).

Então, eu acordei cedo e peguei um táxi da cidade de Cebu para a cidade de Lapu-Lapu em Mactan Island, onde a excursão começou. Acabamos tendo uma banca, um barco filipino tradicional. Sentindo-se como reis no barco de 14 pessoas, o nosso capitão e o guia começaram nossa jornada para duas ilhas isoladas sobre o Canal Olango. No caminho para as ilhas golfinhos brincando ao redor do barco, a água azul era calma, a brisa era suave, e nós tínhamos a sensação de estar no meio do nada. Depois de quase uma hora de velejando vimos a primeira ilha: Nalusuan Island.

Nalusuan Island

Quando chegamos mais perto da ilha, o sol brilhava na água rasa e pudemos ver os diferentes tons de azul. O guia disse que havia um santuário marinho em frente a nós, e na parte de trás da ilha um trecho de praia. A partir da ponte pudemos ver centenas de peixes e estrelas do mar. Era hora de colocar minha máscara de snorkel e nadadeiras, e me tornar parte dessa vida marinha.

A água era tão clara que eu podia ver uma impressionante variedade de peixes como: esturjão, anjos, cardeais e papagaios. O coral raso estava vivo e colorido. Em um certo ponto eu estava cercado por milhares de peixes, todos eles nadando em torno de mim, e quando me virei todos se viraram, passando por minhas pernas e nadadeiras. Eu me senti como se eles tivessem me aceito em seu espaço e eu fiquei super emocionado… Foi um daqueles momentos que só acontecem uma vez na vida! Vi também pela primeira estrelas do mar do azul e chocolate. Este foi definitivamente o melhor snorkeling que eu fiz nas Filipinas.

YouTube video

Apenas alguns turistas da China compartilharam este santuário isolado com a gente, mas na maioria das vezes estávamos só e sentindo a serenidade da vida subaquática. Eu mergulhei por cerca de três a quatro horas, e quando senti fome comi lulas frescas grelhadas com salada e arroz ali mesmo no barco.

Depois do almoço nós cruzamos a ponte de madeira para ver o outro lado da ilha. Nós passamos por um restaurante, um bar, uma loja de mergulho, e um resort com os seus bungalows em cima da água. Houve também aquela imagem perfeita típica de um paraíso: areia macia, coqueiros balançando, espreguiçadeiras, cadeiras de praia e água azul-turquesa intocada. A água estava tão clara e rasa que eu podia ver muito mais estrelas do mar de chocolate. Andei por metros e metros com a água chegando apenas até os joelhos. Surpreendentemente, para completar a cena paradisíaca, a praia estava completamente vazia! Eu não podia acreditar que um lugar tão idílico como este existe sem a multidão habitual de turistas. Eu me senti tão grato e agradecido ao meu amigo por me mostrar esse tesouro.

Nalusuan Island
Águas cristalinas na ilha Nalusuan.
Philippine's best secret
Minha praia privativa 🙂

Mais tarde, tomamos nossa banca e nos dirigimos para a segunda ilha apenas alguns metros de distância. Caohagan Island é a ilha de um pescadores muito típica com muitos barcos ancorados na água, pequenas e simples casas, crianças brincando em um campo pequeno, e dezenas de galinhas correndo ao ar livre. Havia uma vista intrigante: havia um monte de postes de madeira de baiza estatura, cada um com um galo sentado em cima, amarrado a ele com uma corda; Eu acho que para que os galos deixassem as galinhas  em paz. No centro da ilha, alguns moradores estavam vendendo frutos do mar frescos em bacias. Este ambiente tranquilo estava perfeito para relaxar ou mesmo tirar uma soneca debaixo de uma árvore; a areia branca como pó e a água calma azul foram um convite tentador para um mergulho no fim da tarde.

Caohagan Island

Finalmente chegou a hora de tomar a banca e voltar para Lapu-Lapu e, em seguida, para a cidade de Cebu. Para completar o nosso dia nós viajamos como moradores de volta para a cidade; nós pegamos um jeepney, um ônibus híbrido, e a forma mais popular de transporte nas Filipinas. Eu visitei muitas outras ilhas neste belo país, com paisagens diferentes e apelo aos turistas, mas acredito que Nalusuan Island é o segredo mais bem guardado das Filipinas!

Visitando o segredo mais bem guardado das Filipinas: Nalusuan Island

• Onde ela está localizada?

Nalusuan é uma ilha artificial no Cebu Strait, nas Filipinas, e uma das ilhas que compõem o Grupo de ilha Olango, entre a província de Bohol e Mactan Island, na Central Visayas, sul das Filipinas.

Philippines's best secret
Estreito de Cebu
  • Melhor época para visitar

* Esta parte das Filipinas é muito quente durante basicamente todo o ano, com exceção de novembro a janeiro, quando o vento é muitas vezes mas refrescante. De dezembro a março é a melhor época para visitar Mactan Island. Eu estava lá em fevereiro e o clima estava perfeito.
* De julho para agosto é a estação chuvosa, quando chuvas torrenciais são comuns.

Philippines's best secret
Average rainfall, Mactan Island
  • Como chegar lá?

* Há um aeroporto na cidade de Lapu-Lapu em Mactan Island e todos os passeios partem a partir desta cidade.
* Algumas das empresas que voam para Cebu / Mactan são: Cathay Pacific Airways, Philippine AirlinesCebu Pacific Air and SilkAir.

∗ Também há jeepney saindo de Cebu.

• Onde eu fiquei?

Eu fiquei em Cebu no   Best Western Plus Lex Hotel e passei apenas o dia em Nalusuan Island.

• Custos da viagem:

∗ Eu voei de Hong Kong para Cebu com Cebu Pacific Air e paguei cerca de US$ 80.
∗ O passeio foi US$ 200 (o barco para 14 people, pés de pato, comida, água e taxa de entrada)
∗ Meu amigo reservado o tour com Sheena no Queens Terra Beach Resort, Punta Engano, Mactan Island.

• Para mais informações sobre as Filipinas:

Visite a página It’s more fun in the Philippines

Planeje sua Viagem Para cada reserva feita pelo meu site eu doou US$ 1 a uma instituição de caridade. Boa Viagem ☺